CASAMENTO busca
         
Login

Google
 
Matérias

Encontro com namorados

Muitas Paróquias, tendo em vista tantas dissoluções matrimoniais por qualquer motivo, organizam “Encontros com Namorados”. Teria isto sentido?

Claro que sim, pois um namoro bem vivido, bem preparado, sob o olhar e conhecimento de ambas as famílias, na presença de Deus, é um bom passo para um casamento feliz. A Igreja se preocupa com estes jovens, pois constituirão famílias e nós queremos que elas sejam bem constituídas.

Nós temos vários tipos de namoro:

1) namoro engraçado - são dois jovens brincando de namoro e parecem crianças. Ficam nos toquezinhos do nariz, nos apelidinhos, nos nomes de animaizinhos (meu coelhinho, minha gatinha, meu doce de coco, etc);

2) namoro sem graça - onde predomina a grosseria, as agressões verbais e os animaizinhos crescem (sua anta, seu asno, seu doce de cocô, etc), em que o respeito vai embora pela janela. Parecia que o amor havia entrado pela porta, mas entrara apenas a paixão, o entusiamo da juventude e a atração física. Sem graça também é aquele namoro onde à toda hora precisa mostrar que gosta do outro, com beijos públicos, toques exagerados. Isto é atração física, mas não se pode chamar de amor;

3) namoro desgraçado - semelhante ao anterior, onde este só acontece nos motéis, nos encontros escondidos e onde o diálogo e a compreensão não existem. Parece que um encontro no motel, ou o dormir um na casa do outro, resolve a questão. Namoro desgraçado é aquele onde o ciúme e o controle da vida do outro predomina. À toda hora examina o celular do outro, os e-mails, quer saber a senha dos programas de computador. Não tem nada mais grave para matar o amor do que o ciúme doentio. Tenho pena dos pais que não conseguem dizer: “durma cada um em sua própria casa. Terão tempo para dormir juntos.” E pensam que os filhos os irão chamar de antiquados.

4) a graça do namoro - este vivido no diálogo, na preocupação de um pelo outro, no conhecimento das famílias, na presença de Deus. A atração física existe, sim. A paixão se faz presente, sim. Mas o bom senso, o saber esperar o momento certo, o tomar a decisão pelo casamento após profundo tempo e conhecimento, isto predomina. O perdão, a reconciliação, o recomeçar fazem parte do namoro cheio de graça. Conheço jovens que se amam profundamente, que sentem os apelos do corpo, mas pensam num futuro onde terão todo o tempo do mundo para um relacionamento sadio, abençoado.

De acordo com Padre Caetano, existem vários tipos de namoros

Muitos pensam que tudo deve começar na primeira noite do conhecimento. E o dia seguinte? - pensamentos vazios, arrependimentos e, quantas vezes, problemas sérios pela frente. Namoro bonito o daquele casalzinho que passeia de mãos dadas, que conversa, que saem juntos, que dividem as despesas do passeio, do cinema, do lanche. Namoro bonito o daqueles dois que rezam juntos , que vão à missa, que se preparam, que cuidam um do outro, que sofrem com as dificuldades do outro, que se alegram com as vitórias. Namoro bonito o daquele casal que namora em casa, que almoça com a família, que organiza encontros das famílias para um perfeito conhecimento do futuro. (conheço casais que conheceram a família um do outro no altar e na festa. É claro que não deu certo...)

Amigos, quando vocês ouvirem falar de “Encontros com Namorados”, não deixem de participar. É uma oportunidade para planejar e preparar os próximos 50 anos de vida matrimonial, ou mais, pois o tempo pertence a Deus. (o Encontro com namorados não é a mesma coisa do “Encontro de preparação para o Matrimônio, vulgarmente chamado de “curso de noivos”). Vivam bem este tempo. É único!

Com o carinho e a bênção do Pe. Caetano Rizzi.


Índice de Matérias Indique essa matéria Dúvidas sobre essa matéria?


Fazer um comentário


Saiba como ganhar os e-books. Clique aqui


Indicador de empresas Encontre as melhores empresas relacionadas a casamento, festas e 15 anos separadas por ramo de atividade:
Foto e filmagem
Foto e filmagem

Adereços e lembrancinhas
Lembrancinhas para festa
Adereços para festas

Transporte
Transporte para eventos
Valet Park

Música e som
Som e iluminação
Músicas para casamento

Assessoria e celebrações
Assessoria para festas
Celebrações especiais
Convites
Convites de casamento
RSVP
Caligrafia

Decoração
Decoração de festas

Material para festas
Aluguel de material para festas

Jóias
Alianças

Alimentação e bebidas
Buffets
Bolos
Doces e salgados
Bartender
Bebidas
 
Vestidos, trajes e acessórios
Aluguel de roupas
Alta costura
Vestido de noiva
Roupas para festas
Lingerie
Tiaras
Beca

Artigos para o lar
Consórcio de eletrodoméstico
Consórcio de imóveis
Decoração de interiores
Enxoval
Móveis planejados

Feiras e portais
Feiras de Noivas
Portal de casamento
Beleza e cuidados pessoais
Dia da noiva
Beleza e estética

Locais para festas
Sítios para festa
Espaço para eventos

Lista de presentes
Lista de presentes

Viagem e turismo
Lua de mel
Malas de viagem
Noite de núpcias

15 anos
15 anos

 
Vitrine da Noiva
Viagens de Lua de Mel
Intravel Turismo. Nacionais, internacionais e cruzeiros em até 10x!
intravel.com.br/lua_de_mel.asp
Buffet para CASAMENTO
Encontre as melhores empresas relacionadas a buffet para casamento
buffetparafestadecasamento.com.br
Trajes de Noivos em SP
Aluguel de trajes atuais cortes slim fit em tecidos nobres. Qualidade.
maximusrigor.com.br/reboucas
Vestidos de Festa-S.Paulo
Aluguel de Vestidos Debutantes, Madrinhas, Damas e Formatura
perdizesrigor.com.br
LIMOUSINE - aluguel
Aluguel de limousines especiais para ocasiões especiais
limousine.com.br
CHRSLER 300c
Transporte para Noivas e Debutantes
ginosexecutiveservice.com
Fabiana Nobre Eventos
Cerimonial e assessoria completa para seu evento.
fabiananobre.com.br
CASAMENTO busca
Para casar e festejar, é só buscar. Você já buscou hoje?
casamento.com.br